Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Desde ontem, as pessoas que precisam de três serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só têm dois caminhos para requisitá-los: a internet ou o telefone. Conforme a assessoria de imprensa do INSS, os pedidos de revisão do valor do benefício, recurso (quando não concorda com a decisão do INSS em relação ao pedido) e cópia de processos devem ser solicitados site do INSS, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
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A mudança acaba com os agendamentos para o atendimento presencial posterior em uma das agências da Previdência para os serviços mencionados, como ainda ocorre para a maioria das solicitações feitas pelos segurados. Contudo, caso haja necessidade de entregar mais documentos ou ser feita uma segunda análise sobre o serviço pedido, o beneficiado ainda vai precisar comparecer em uma agência.
- Isso representa 40% de todas as interações que o INSS tem que estão ligadas a requerimentos. É uma economia de recursos sem precedentes - afirma Castro Júnior.
A previsão é que, até o final de junho deste ano, outros serviços, como os pedidos de benefícios, também sejam realizados por telefone ou pela internet, segundo o que informou ontem o diretor de atendimento do INSS, Clóvis de Castro Júnior.
Com as alterações no atendimento, há a expectativa de que o INSS consiga liberar mais funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias para conclusão dos processos dos segurados, segundo o diretor de atendimento.
O tempo médio de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de cinco meses atualmente, conforme levantamento realizado pela reportagem com dados fornecidos pelo Instituto.
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Revisões, Processos e Recursos
Atualmente, o INSS recebe 72 mil pedidos de revisões, recursos ou cópias de processos por mês. Com esses novos serviços, o INSS chega a 22 tipos de atendimentos que podem ser solicitados pela central telefônica 135, pelo site ou com o aplicativo Meu INSS para smartphones e tablets.
Entre os serviços que já podiam ser solicitados sem ir ao posto estão as aposentadorias por idade e por tempo de contribuição e o salário-maternidade, que são concessões automáticas. Entretanto, o fim dos agendamentos para os requerimentos não significa que o segurado deixará de ir ao posto nas outras etapas do processo. Outros serviços, como benefícios rurais, por exemplo, também precisam de atendimento presencial devido a entrevista que comprova o trabalho do beneficiado
Segundo o INSS, é provável que, em até 30% dos casos, o cidadão tenha de comparecer à agência da Previdência para cumprir exigências, como a entrega de documentos.
- Nesses caso, por enquanto, a gente vai entrar em contato com o segurado - explica Castro Júnior.
A conclusão do pedido também pode requerer a presença do interessado no posto. É assim que funcionará, por enquanto, a entrega dos processos administrativos solicitados pelos segurados.
A Previdência possui cerca de 1.700 agências em 1.400 municípios, o que, segundo o diretor, torna a expansão do atendimento a distância uma necessidade para além da falta de funcionários do órgão. A expectativa do Instituto é poupar trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca de uma agência do órgão.